sábado, 3 de dezembro de 2011

Os Termos Mais Comuns no Xadrez

Abandono  Quando sabe que a derrota é inevitável, o jogador pode desistir do jogo antes que ocorra o mate.


Abertura, a A primeira fase do jogo.As peças se lançam e o rei é posto em segurança.


Abertura, uma Um sistema planejado de iniciar o jogo, como a Abertura Espanhola.


Ala (ou flanco) Um dos lados do tabuleiro.


Ala da dama A metade do tabuleiro em que está a dama no início de jogo.Isto é, o lado esquerdo do tabuleiro, do ponto de vista das brancas.Mesmo que a dama se mova para a outra metade, a ala da dama permanece a metade do tabuleiro onde ela está no começo do jogo.


Ala do rei A metade do tabuleiro em que está o rei no início do jogo.Isto é, o lado direito do tabuleiro, do ponto de vista das brancas.Mesmo que o rei ande para a esquerda, a ala do rei continua sendo a que ele está no começo do jogo.


Ataque duplo Uma peça ataca duas ao mesmo tempo.O garfo de cavalo é um exemplo.


Coluna Linha vertical de 8 casas no tabuleiro .Essas linhas são identificadas por letras, por exemplo "as torres pretas entram em posição pela coluna c".


Coluna aberta Coluna em que não há peões, possibilitando que a torre ou a dama penetrem a fundo na posição inimiga.Às vezes, apenas controlar a "coluna aberta" é suficiente para forçar a vitória.


Combinação Sequência de lances que conduz ao ganho de material ou ao xeque-mate.


Cravada A peça é atacada, mas não pode se mover porque uma peça atrás dela em geral de maior valor, seria capturada ou o rei ficaria em xeque.


Desenvolvimento A saída das peças no início do jogo.Ter a "liderança no desenvolvimento" é de vital importância.


Diagonal Linha oblíqua de casas no tabuleiro, ao longo da qual tanto o bispo como a dama se movem.As diagonais são identificadas pelas casas das extremidades , por exemplo, diagonal b1-h7.

Empate Quando o rei não pode ser movido ou não há material necessário, por exemplo, rei contra rei e cavalo ou rei e bispo contra rei.Empate por afogamento Quando na sua vez, o jogador não consegue fazer um lance regular, mas não está em xeque.O jogo acaba em empate.


En prise Diz-se de uma peça que é atacada, mas não defendida.Também se diz de uma peça atacada por outra de menor valor, por exemplo, a dama atacada por um cavalo.


Estratégia Planejamento de longo prazo.


Exibição simultânea evento em que um grande-mestre ou especialista compete ao mesmo tempo com vários jogadores.em geral são mais de 20 jogadores.


Fila A linha horizontal de casas que atravessa o tabuleiro, designadas de 1 a 8.


Final do jogo ou final Terceira fase da partida, depois da abertura e do meio-jogo.No final restam poucas peças no tabuleiro.A estratégia é bem diferente das duas primeiras fases.Por exemplo,como os mates são raros, o rei se torna uma peça poderosa.Basicamente a meta é chegar com um peão na 8ª fileira e obter uma nova dama.


Gambito Uma abertura em que se cede material para obter a liderança no desenvolvimento.Normalmente, um ou dois peões, mas às vezes o gambito envolve o sacrifício de peças mais importantes, como um cavalo ou um bispo.


Garfo Quando duas peças estão sendo atacadas por uma única peça inimiga, em geral o cavalo ou o peão.


Grande-mestre É o título mais elevado no Xadrez, com excessão do campeão mundial.


Iniciativa Tendo a iniciativa, você controla melhor o jogo e pode ameaçar o adversário, pondo-o na defensiva.Manter a "iniciativa" lhe dá opções, mas elas precisam ser convertidas em algo mais tangível.


Material Termo que designa as peças, usando num sentido geral quando se discutem valores.Por exemplo, as "brancas perderam material" significa que elas perderam mais peças que as pretas.


Meio-jogo A segunda das três fases do jogo.Todas as peças se desenvolveram e a verdadeira luta começou.


Mestre internacional Um título abaixo do grande-mestre.


Peão isolado Diz-se que um peão está isolado quando não há peões da mesma cor nas colunas adjacentes.Ou seja, não está protegido por outro peão, portanto fica mais vulnerável ao ataque, pelo menos em teoria.


Peça maior A dama ou a torre.


Peça menor O cavalo ou o bispo.

Peça tocada, peça jogada quando o jogador toca em uma peça, é obrigatório jogar com ela.
Promoção Quando alcança a 8ª fila , um peão se transforma em qualquer outra peça - cavalo, bispo, torre ou dama.Como a dama é mais poderosa, raramente outras peças são escolhidas.


Raio-X Quando duas peças são atacadas na mesma linha.Normalmente, a peça mais valiosa é a 1ª na linha de ataque.Depois que ela se move, a peça de menor valor é capturada.


Sacrifício Quando o jogador cede material a fim de ganhar uma vantagem, tal como mais peças a longo prazo.


Subpromoção Quando um peão atinge a 8ª fila, mas outra peça que não a dama é escolhida.


Tática Tem um significado distinto no Xadrez.É uma operação de curto prazo, jogada usualmente para ganho de material.As táticas mais comuns adquiriram nomes pitorescos como "raio-X".


Troca, a É uma negociação de peças especiais  - uma torre por um cavalo ou uma torre por um bispo.Se o jogador perdeu uma torre ou um cavalo, por exemplo, é dito que ele fez uma "troca desvantajosa".

Troca, uma Quando duas peças de mesmo valor são trocadas uma pela outra.Por exemplo, uma "troca de bispos" quer dizer que os dois lados cederam um bispo.

Xadrez às cegas Jogo em que o jogador não vê o tabuleiro - não é imprescindível usar uma venda nos olhos!Os jogadores Os jogadores mentalizam suas posições e anunciam os lances, usando a notação de xadrez.

Xeque Quando uma peça ataca diretamente o rei, diz-se que ela "deu xeque" ou "pôs em xeque".

Xeque a descoberto Quando uma peça se move, permitindo que a segunda dê o xeque.

Xeque duplo Duas peças põem o rei em xeque ao mesmo tempo.Isso ocorre quando num, xeque a descoberto, ambas as peças dão xeque.

Xeque-mate É final de jogo quando o rei é posto em xeque e não pode escapar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima