quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Relato de Guilherme Declerque de Almeida

Este ano, exatamente no dia 1° de abril, descobri algo colossal, fascinante, incomparável que com certeza mudou a minha vida e me oportunizou experiências para aprender como superar obstáculos, seguir em frente mesmo sendo derrotado, não subestimar ninguém, nem  ser subestimado, não deixar com que as maiores conquistas subam a cabeça, sempre manter os pés no chão e o mais importante se esforçar para conquistar. 
Algumas pessoas não acreditavam em minha capacidade de vencer adversários mais fortes do que eu e na maioria das vezes eu venci! O esforço é importante mas, há algo de maior importância, confiar em si mesmo, ser otimista e não pessimista!!!!

EU QUERO! EU POSSO! EU VOU CONSEGUIR!

Pra mim o XADREZ oferece num tabuleiro de 64 casas, ação e aventura em um pequeno mundo onde 36 peças são movidas e este mundo requer raciocínio, estratégia e tática.
Termino este ano com todos os meus objetivos conquistados, eram eles: ganhar um torneio em 1° lugar, me classificar para a final da Copa QI e o mais importante jogar com Garry  Kasparov(pelo menos um aperto de mão). Mas, como consegui alcança-los?
Consegui alcança-los graças ao meu esforço e dedicação nas Oficinas e também em alguns horários vagos de minha querida profª TÂNIA BOFF LIPERT (uma das grandes figuras marcantes e incentivadoras ao longo desse período), com ela de um pequeno peão virei um cidadão coroado. 



A MAIOR SURRA

No Torneio de Encerramento, no último dia 12, eu tomei a maior surra em uma partida.
Cometi um erro, e olha contra quem, DYENIFFER SOARES, tirei a proteção de um peão quando movimentei a torre e levei um xeque mortal. Para evitar um xeque-mate, sacrifiquei minha Dama e a partir daí o meu chão se desmoronava! Eu suava frio, ria tentando disfarçar a aflição que sentia (já era a última e decisiva rodada e, eu cada vez mais aflito com aquela situação, porque Taysson poderia ser o grande campeão), e o meu esforço de cada dia estava indo por água a baixo! Pensei em até desistir, mas decidi que iria até o fim! 
O que me alimentou para mim continuar foram certas pessoas duvidando de minha capacidade dizendo "o Guilherme vai perder", "ela já ganhou". Não gostei quando ela começou à falar "não vou conseguir ganhar", "eu não acredito no que tá acontecendo" (duvidando de sua capacidade). Mas quem esperneia não está morto! Seria um milagre eu recuperar aquela partida, ainda mais contra ela.
Um milagre aconteceu e eu recuperei! Quando coroei meu peão comecei a ficar trêmulo de tanto orgulho de mim!(Neste momento ela estava só com o rei e eu com a Dama de vantagem, mas havia chance de empate).
Me desculpa Taysson, mas quem deveria estar no 2° lugar era ela e Deus quis que este Torneio fosse meu!    

É mas, infelizmente o ano acaba, mas estou ancioso para o próximo ano.
Espero que o ano de 2012 seja repleto de conquistas e, que novamente marquem a minha vida! Com novos objetivos é claro!



FELIZ NATAL E PROSPERO ANO NOVO A TODOS!!!

3 comentários:

  1. Querido Guilherme, mais uma vez te superaste com este relato sincero e verdadeiro. Acredito que o que te aconteceu neste ano foi realmente marcante, mas estava escrito!!! Estou muito feliz e com a sensação do dever cumprido e, em grande parte, isto se deve a ti! Faço votos que continues com toda essa motivação e contagiando a todos teus companheiros. Abraços e Feliz Natal também.

    ResponderExcluir
  2. Querida profª Tânia, a Oficina de Xadrez não é nada sem você e seu instrumento de ensino, o Xadrez! Juntos são imbatíveis!
    Creio que a Oficina de Xadrez seja uma galáxia e lá brilham muitas estrelas, mas há uma que é brilhante, carismática, talentosa, alegre e é você.
    Guarde estas palavras no fundo do peito:
    Continuarei com a mesma motivação, dedicação e esforço de agora para o ano que vem, mas com uma potência ilimitada! Quero o que não consegui conquistar no passado, conquistar no futuro.
    Espero muitos novos desafios pela frente! Evoluir com a Oficina! Aprendi com uma certeza pessoa que nem tudo é ganhar e sim aprender com os que sabem e ensinar os que não sabem!
    Abraços e boas festas neste novo ano que se aproxima!

    ResponderExcluir
  3. parabéns tania pelo trabalho e dedicação, e parabens gui, tu és o melhor.Andrea

    ResponderExcluir

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima