domingo, 8 de abril de 2012

Computadores e o Xadrez

Desde os dias pioneiros da ciência da computação, nos anos 1940, os pesquisadores desenvolvem e constroem máquinas que jogam xadrez. Mas só no final dos anos 1980 surgiram computadores suficientemente
potentes para competir com os melhores jogadores do mundo.



COMO UM COMPUTADOR JOGA XADREZ?
Os melhores jogadores humanos de xadrez, usando a intuição, examinam talvez um ou dois ou três lances para cada posição. Depois de um por vez, o jogador decide qual é o melhor.

O computador "analisa" o xadrez de maneira muito diferente. Primeiro examina todos os lances possíveis para uma posição; então todos os lances possíveis após aqueles, e assim por diante. Não leva muito tempo para ele examinar, literalmente milhões de posições diferentes. Como cada posição tem um valor pré-programado, o computador pode então calcular o melhor lance.

Enquanto o computador examina muito mais posições, o jogador humano é muito mais seletivo na quantidade de lances que se considera inicialmente. Por isso, algumas pessoas argumentam que os humanos analisam uma posição com muito mais profundidade que o computador.



COMO VENCER SEU COMPUTADOR/PROGRAMA DE XADREZ
Computadores de xadrez de alto nível são agora bastante acessíveis. eles apresentam um tipo diferente de desafio aos adversários humanos. Há algumas dicas que ajudam a vencer o computador de xadrez:

  • Comece no nível mais básico, depois vá ao mais difícil.
  • Os computadores são brilhantes em táticas de curto prazo, portanto tome cuidado com suas peças. Fique atento para os garfos e as cravadas.
  • Os compuatadores não são tão bons nos planos de longo prazo - nisso, os humanos são muito melhores. Por exemplo, se você perceber um possível ponto fraco no outro lado do tabuleiro, não deixe de explorá-lo.
  • E se tudo isso falhar, tire o plugue da tomada!

O DESAFIO EXTREMO 

OS COMPETIDORES
Deep Blue                                                             Kasparov
                                   2 metros                            Altura                         1,8 metros
                                   1,4 toneladas                      Peso                           80 kg
                                   8 anos                                Idade                          34 anos                 
                                   32 processadores        Processadores                  50 bilhões de neurônios 
                                   220 milhões            Lances por segundo              2
                                   Elétrica                      Fonte de energia                Elétrica/quimica 

Em maio de 1997, aconteceu uma partida de xadrez que virou manchete no mundo todo. Garry Kasparov reinando como campeão mundial de xadrez e talvez o maior jogador da história, sentou-se para enfrentar Deep Blue, um computador de 1,4 toneladas, construído e operado por uma equipe de cientistas dos EUA.


KASPAROV VERSUS DEEP BLUE 
A equipe do Deep Blue tentara derrotar Kasparov por duas vezes, em 1989 e 1986. em ambas, o computador foi aniquilado! Em 1997, encontraram-se pra uma competição de 6 jogos. A equipe da IBM, por trás de Deep Blue, confiava que agora sua máquina era boa o suficiente para derrotar o campeão mundial. Porém, quando perguntavam a Kasparov antes do campeonato se o impensável podia ocorrer, ele respondeu; "Não é o caso de discutirmos se eu poderia perder. Eu nunca perco. Nunca perdi em toda a vida."


A GRANDE LUTA 
Na medida que prosseguia a competição, ficou claro que Deep Blue estava bem mais forte que um ano antes. Até o sexto jogo, o placar estava igualado. E então, pela primeira vez em sua carreira, Kasparov não resistiu. Depois de apenas uma hora - a duração média dos jogos de alto nível é de quatro horas -, sua posição estava em ruínas. Na cerimônia de encerramento, Kasparov estava lívido.
Gritou que se Deep Blue jogasse num campeonato regular, ele o teria "feito em pedaços."


O FUTURO
Kasparov nunca perdera antes uma disputa importante e estava desesperado por uma desforra. Infelizmente para ele, a equipe do Deep Blue se desfez depois do campeonato. Devemos então guardar nossas peças de xadrez e deixar o jogo para as máquinas? A resposta é: definitivamente, NÃO! As possibilidades do xadrez são quase ilimitadas. O xadrez de Deep Blue não era perfeito. Mesmo com computadores muito mais potentes, vai demorar para eles "solucionarem" o mistério do jogo, e provavelmente esse dia nunca chegará.

"Se um computador consegue vencer o campeão mundial, ele consegue ler o melhor livro do mundo, escrever as melhores peças e saber tudo sobre a história, a literatura e as pessoas." Garry Kasparov, campeão mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima