quinta-feira, 31 de maio de 2012

Dia Do Enxadrista!


O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, enxadrista cubano, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.


No Brasil, o I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez foi instituído o dia 17 de agosto como o Dia Nacional do Livro de Xadrez.

O Brasil (Estado de São Paulo) tem um Dia do Jogador de Xadrez. De fato, através da Lei nº 5.095, de 12 de Maio de 1986, foi instituído o “Dia do Enxadrista”, a ser comemorado, anualmente, a 12 de Junho.

De fato, não há um consenco de quando é o Dia do Enxadrista no resto do país e no mundo.

Já nos EUA, em 1976, o Presidente Gerald Ford declarou 9 de outubro como "Dia Nacional do Xadrez".



De fato existem 4 (quatro) dias distintos, aos quais são atribuídos ao “dia do enxadrista”, são eles:31 de maio (internacional); 12 de junho (SP, Lei Estadual nº 5.095, 12/05/86); 19 de novembro (dia do nascimento de Capablanca) e 17 de agosto (I Congresso Brasileiro de Cultura e Xadrez).
O mais curioso em relação as datas apresentadas é que, falta encorajar o dia do Enxadrista. Mas, em qual data? Claro que deveria haver um trabalho de pesquisa, discussão e consenso para que uma data fosse firmada no cenário nacional e devidamente justificada. Quem poderia suscitar, apoiar ou provocar esta discussão? Os enxadristas, a própria Confederação Brasileira de Xadrez, os Legisladores e etc.

Enquanto todos dormem sobre o assunto, deixamos de comemorar o Dia do Enxadrista. Os Clubes de Xadrez municipais, federações e a sociedade precisam participar destas discussões e promover este dia com torneios, campeonatos, programações culturais, educacionais sobre o xadrez em suas cidades e comunidades.
Caissa é a “Deusa Padroeira” dos xadrezistas. Ela foi criada em 1763 por Sir William Jones num poema intitulado Caissa. Inspirado por de Scacchia Ludus (na imagem), o poema relata a história da invenção do xadrez por Marte.


Um comentário:

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima