quarta-feira, 25 de julho de 2012

Peça Tocada, Peça Jogada!


No decorrer de uma partida de xadrez, o princípio fundamental a ser observado é: uma peça tocada, sempre que possível, deve ser obrigatoriamente jogada!

Inexorável e severa, a regra da ‘’piéce touchée, piéce jone’’ tem sido motivo de ocorrências singularese, de acordo com os didatas franceses François Le Lionnais e Ernest Maget, em seu ‘’dictionnaire des Éches’’, o caso mais pitoresco teve como palco a cidade de Viena, em 1922, durante uma competição de âmbito nacional.

Após 1. e4 d5  2. exd5 Dxd5, o jogador das brancas tocou inadvertidamente em seu rei e, ao ser obrigado a movê-lo: 3. Re2, ensejou 3. ... De4 mate! ( Diagrama abaixo)


Por mais espantoso que pareça, não pense que fatos dessa espécie só acontecem com distraídos amadores; mesmo os mais experimentados ases do tabuleiro têm sido vitimas de ‘’acidentes de trabalho’’ desse tipo, ocasionados pelos mais diversos fatores: excessiva tensão, fadiga mental, descuido e até mesmo, erro de direção!

Um exemplo significativo de semelhante tropeço aconteceu na partida entre os arqui-rivais Viktor korchnoi e Anatoly Karpov, no II Torneio Internacional ‘’SWIFT’’, em Bruxelas, 1987.




Na posição focalizada no diagrama, de perfeito equilíbrio na qual ambos os contenedores continuavam jogando apenas por teimosia e birra, Korchnoi ficou obnubilado e, com o Cavalo sob a mira de um Peão contrário, tocou no seu Rei e, ao ser compelido a jogá-lo, abandonou a partida, embaralhando as peças, visivelmente transtornado, não chegando sequer afirmar a planilha – numa reação compreensível, embora contrária à ética esportiva! O seu estado de ânimo era deplorável, mormente em face de ter como adversário aquele que foi seu maior obstáculo nas vezes em que tentou conquistar a  coroa de campeão do mundo!

Pouco depois, já refeito de tão impacto, apresentou suas desculpas ao árbitro pela saída abrupta da sala do torneio, assinou sua rendição e esclareceu que, pela segunda vez em sua carreira, sofreu semelhante ofuscamento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima