terça-feira, 31 de julho de 2012

Fim Do Recesso

Passou rápido! Amanhã, quarta-feira, chega ao fim o recesso (férias de inverno) e as aulas são retomadas!
Para esta volta, temos muitos torneios para competir, como a Copa QI de Xadrez Escolar, JERGS 2012, torneios do Metrópole Xadrez Clube com aberturas temáticas e muitos outros!

Aguardem e boas aulas para os alunos!

Oficinas de Xadrez da Escola Fátima.


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Peça Tocada, Peça Jogada!


No decorrer de uma partida de xadrez, o princípio fundamental a ser observado é: uma peça tocada, sempre que possível, deve ser obrigatoriamente jogada!

Inexorável e severa, a regra da ‘’piéce touchée, piéce jone’’ tem sido motivo de ocorrências singularese, de acordo com os didatas franceses François Le Lionnais e Ernest Maget, em seu ‘’dictionnaire des Éches’’, o caso mais pitoresco teve como palco a cidade de Viena, em 1922, durante uma competição de âmbito nacional.

Após 1. e4 d5  2. exd5 Dxd5, o jogador das brancas tocou inadvertidamente em seu rei e, ao ser obrigado a movê-lo: 3. Re2, ensejou 3. ... De4 mate! ( Diagrama abaixo)


Por mais espantoso que pareça, não pense que fatos dessa espécie só acontecem com distraídos amadores; mesmo os mais experimentados ases do tabuleiro têm sido vitimas de ‘’acidentes de trabalho’’ desse tipo, ocasionados pelos mais diversos fatores: excessiva tensão, fadiga mental, descuido e até mesmo, erro de direção!

Um exemplo significativo de semelhante tropeço aconteceu na partida entre os arqui-rivais Viktor korchnoi e Anatoly Karpov, no II Torneio Internacional ‘’SWIFT’’, em Bruxelas, 1987.




Na posição focalizada no diagrama, de perfeito equilíbrio na qual ambos os contenedores continuavam jogando apenas por teimosia e birra, Korchnoi ficou obnubilado e, com o Cavalo sob a mira de um Peão contrário, tocou no seu Rei e, ao ser compelido a jogá-lo, abandonou a partida, embaralhando as peças, visivelmente transtornado, não chegando sequer afirmar a planilha – numa reação compreensível, embora contrária à ética esportiva! O seu estado de ânimo era deplorável, mormente em face de ter como adversário aquele que foi seu maior obstáculo nas vezes em que tentou conquistar a  coroa de campeão do mundo!

Pouco depois, já refeito de tão impacto, apresentou suas desculpas ao árbitro pela saída abrupta da sala do torneio, assinou sua rendição e esclareceu que, pela segunda vez em sua carreira, sofreu semelhante ofuscamento.  

domingo, 22 de julho de 2012

Xadrez - Uma História de Encantamento!

Esse vídeo é muito legal, que achei no Youtube
É uma bela maneira de iniciar com ele o ensinamento desta arte milenar que é o xadrez!
Assistam e se divirtam!


terça-feira, 17 de julho de 2012

As Qualidades Do Xadrez


O xadrez pode desenvolver mais de 20 qualidades básicas muito úteis para a vida do ser humano: imaginação, concentração, planificação, previsão, memória, controle nervoso, capacidade de decisão, criatividade, organização, autocrítica, objetividade, intuição, capacidade de cálculo, visão espacial, sociabilidade, lógica, superação do fracasso e vontade, dentre outras! Além disso o xadrez é recomendado não só para os mais jovens, mas também para adultos, porque mantém suas mentes despertas e previne um dos males mais terríveis de nossa época, o Mal de Alzeimer!




domingo, 15 de julho de 2012

Recesso

Na última quinta-feira, dia 5 de julho de 2012, encerramos as atividades do primeiro semestre de nossas oficinas!
Temos postagens que estão sendo construídas, mas estão em rascunhos! Durante este período de recesso, que vai do dia 13 de julho ao dia 1 de agosto, divulgaremos estas postagens! Aguardem!

Aproveitem para descansar e curtir esse período!!!


segunda-feira, 9 de julho de 2012

Oncosinos 2012 - III Etapa

Aconteceu nos dias 7 e 8 de julho de 2012 a III Etapa do Circuito Oncosinos 2012!

Porto Alegre estava mesmo precisando de um Torneio que esquentasse nossos ânimos nesse sábado e nesta manhã gelada de domingo que teve a capital gaúcha!

Nesta etapa, consegui mais uma vez 1 ponto! Mas, pra mim foi uma etapa muito proveitosa, pois dela retirei muito conhecimento para futuras competições!

Tenho certeza que minha melhor partida foi a da primeira rodada, onde fui derrotado no tempo!
Em minhas avaliações, mesmo o final sendo um cavalo contra uma torre, resultava em empate!
É uma pena que eu não tenha anotado o final da partida, mas tudo bem!


                             


Fotos:



 


Confira também:



segunda-feira, 2 de julho de 2012

Treinamento Dos Alunos Para As Próximas Competições!


Este é nosso grupo preparando-se para os JERGS (Jogos Escolares Gaúchos) e para a próxima etapa do Escolar do Metrópole Xadrez Clube, em nosso encontro na quinta feira, dia 28/06. 
Estamos trabalhando entre outras aberturas a Defesa Índia do Rei, variante clássica (próximo diagrama do escolar no MXC) e também estudando, com o auxílio de nosso monitor Guilherme Declerque, finais de rei e peões. Temos tentado dar atenção especial a nossos iniciantes, visando a finalização das partidas, principalmente no que diz respeito ao empate cedido com vantagem de material. O grupo aqui retratado é composto por alunos de nossa oficina, alunos do projeto Mais Educação, atuando em conjunto. Neste dia recebemos a visita de um convidado muito especial: Michael Grass Gomes, em primeiro plano, na foto abaixo.  A professora Tânia realizou um trabalho experimental com este menino. Gostaria de destacar que este aluno surpreendeu bastante, pois é um adolescente que tem muitas dificuldades de integrar-se ao ambiênte escolar. O mais incrível disto tudo foi que o Michael compreendeu rapidamente o jogo e sentiu-se muito bem durante a aula, comportando-se de maneira exemplar. Gostaríamos imensamente de integrá-lo ao grupo, o que, imagino, acontecerá em nosso próximo encontro.