quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Relato da Final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS), Brasil - 2013


                        Aconteceu nos dias 10 e 11 de outubro, no município de Santana do Livramento, a final dos JERGS. Como já havíamos anunciado, nossa escola representou a cidade de Porto Alegre com 3 integrantes: Clara Beatriz da Silva Carvalho, na categoria Mirim, Amanda Chaves Oliveira da Silva na Infantil e Guilherme Declerque de Almeida na Juvenil. O restante da equipe foi composto pelos alunos da Professora Kate Freitas Machado, da E.E.E.M. Raul Pilla, do Bairro Restinga que, infelizmente, não pode nos acompanhar na viajem e foi representada por seu colega prof. Paulo Dantur. São eles: Pedro Espírito Santo, na Mirim, Higor Silva na Infantil e Mikaele Alves na Juvenil. Gostaria de salientar que nossa experiência foi muito positiva e o comportamento dos atletas foi impecável durante toda a competição.
                      Clara fez 3 pontos dos 5 disputados e Pedro venceu as duas primeiras rodadas. Ambos terminaram o torneio na nona e décima posição respectivamente. Amanda, fez um torneio maravilhoso e apresentou muitas dificuldades a suas adversárias, vencendo, na última rodada, a forte concorrente de Novo Hamburgo, em uma partida de quase 1h de duração, finalizando sua participação com 3 pontos dos 5 possíveis. A nona colocação aconteceu em função do torneio estar bastante forte e suas oponentes serem muito qualificadas, semelhante às outras categorias. A trajetória de Guilherme foi semelhante a de Amanda. Venceu as 2 primeiras rodadas que aconteceram na noite do dia 10 (após 6h de deslocamento em uma Van até a fronteira com o Uruguai). As 3 outras rodadas, aconteceram na manhã do dia seguinte e nossos enxadristas, apesar de cansados, aproveitaram a oportunidade rica de integração que aconteceu no alojamento, onde dormiram em colchões no chão de uma sala de aula, e treinaram entre si até quase 1h da madrugada. O emparceiramento da primeira rodada do dia 11 foi colocado logo após o encerramento da segunda rodada e todos os atletas já sabiam quais seriam seus adversários, o que propiciou alguns enfrentamentos antecipados.
                      No caso de Clara, a adversária, apesar de ter apenas 11 anos de idade, entregou o jogo durante o treinamento, fazendo nossa inocente atleta considerá-la fraca e no dia seguinte a surpreendeu com um jogo consistente, o que além de pegou-á de surpresa. Guilherme, por sua vez, dormiu sabendo que iria enfrentar o favorito da competição: Dimitri, do município de Vacaria, atual representante de nosso Estado nas Olimpíadas Escolares Nacionais, que este ano passaram a denominar-se Jogos da Juventude e acontecerão, ainda neste mês, em Belém do Pará. A partida entre nosso representante do Juvenil e seu oponente da terceira rodada foi bastante equilibrada. Guilherme finalizou o torneio com 3 pontos, obtendo a oitava posição, nossa melhor classificação nesta edição dos Jogos. Higor fez 2 pontos e Mikaele 1,5. Ambos saíram de lá, juntamente com Pedro e meus atletas, com uma vontade imensa de mergulhar nos treinamentos e muito estimulados para o ano que vem! Parabéns aos 6 representantes da primeira Coordenadoria Regional de Educação (CRE), que fizeram bonito nesta competição, que foi muito bem organizada pela região de Santana do Livramento.
                                                                                                           
 Momento de discontração logo após a chegada, visitando a linha divisória dos dois países, conhecida como Fronteira da Paz.



                                         Delegação de Porto Alegre na Cerimônia de Abertura


Clara Carvalho, 10 anos, nossa representante na categoria Mirim
                             

                                           Mikaele Alves, da EEEM Raul Pilla, na Categoria Juvenil


Amanda Chaves nossa representante na Categoria Infantil


                                                      Pedro Espírito Santo da Mirim


                   Higor Silva, assim como Pedro também da Escola Raul Pilla, na Categoria Infantil.


                                               Guilherme Declerque na Categoria Juvenil


PARABÉNS AOS NOSSOS ATLETAS E A TODA A DELEGAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima