Olimpíadas Escolares Brasileiras 2012 12 a 14 anos

Participamos entre os dias 5 e 10 de setembro das Olimpíadas Escolares Brasileiras, Categoria 12 a  14 anos, em Poços de Caldas - MG. Nossos representantes foram Dyeniffer Gisely Soares e Guilherme Declerque de Almeida que formaram, juntamente comigo (professora Tânia Lipert), a delegação do Rio Grande do Sul.

Todas as nossas expectativas foram superadas, uma vez que o nível da competição estava altíssimo, tanto no naipe masculino, quanto no feminino. Vários atletas possuiam rating CBX e alguns até rating FIDE! 


Houveram duas competições diferentes. O Xadrez Classico, também denominado Pensado, em que as partidas eram de 61min. para cada jogador e aconteceu separadamente para meninos (28) e meninas (26), num total de 5 rodadas. Gostaria de destacar o aproveitamento de nossa aluna Dyeniffer que jogou a última rodada na mesa 2 contra a atual campeã brasileira. Infelizmente, ao perder este jogo, sua classificação baixou para décimo primeiro lugar, enquanto que seu colega Guilherme, ficou em décimo. 


Um benefício muito importante que obtiveram foi também serem cadastrados na Confederação Brasileira e iniciarem a competição com raiting de 1800 pontos. O Xadrez Relâmpago ou Rápido, também conhecido como Ping foi misto e contou com os 54 enxadrístas inscritos que disputaram 7 rodadas. Guilherme como é um jogador de raciocínio rápido obteve a brilhante colocação do sétimo lugar, enquanto Dyeniffer, uma jogadora completamente reflexiva teve dificuldades e fez somente 3 pontos, ficando em trigésimo lugar. 


Quero destacar que Guilherme, ao longo das 12 partidas, levou apenas dois mates, perdendo as outras duas por tempo! Estou muito orgulhosa de vocês, meus queridos alunos e só nos resta agora muito treinamento pois, a categoria de 15 a 17 anos é ainda mais competitiva!!! Acredito SEMPRE em vocês!




















4 comentários:

  1. Muito legal!

    Parabéns, pois vocês devem dar orgulho pra esta escola!
    Que honra!






    ResponderExcluir
  2. Legal!!!
    Como faço para participar?
    Tem que estudar em escola estadual? municipal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, escolas particulares tbm podem participar, informações no site dá Fundergs. Boa sorte!

      Excluir

Deixe suas impressões sobre este blog.Obrigado!
Xadrez Escola Fátima